A consolidação do estudo on-line passa pelas grandes empresas. Hoje, as maiores corporações do mundo utilizam a internet como ferramenta para disseminação do conhecimento em larga escala, pois existe necessidade de permanente atualização dos profissionais quando a competição se intensifica no mercado globalizado. Centenas de milhares de pessoas nessas organizações já estão habituadas ao TBC – Treinamento Baseado em Computador (TPD - Treinamento Programado à Distância) e também ao estudo on-line.

O estudo a distância em nível superior já é uma realidade consolidada no mundo há muitos anos. Por exemplo, mais de três milhões de alunos estudavam em cursos de graduação e pós-graduação a distância nos EUA em 2001 (1).

Entidades certificadoras da qualidade de ensino dos países desenvolvidos, e mais recentemente do Brasil (MEC), reconhecem a qualidade do ensino a distância em nível superior. A certificação acontece, pois os benefícios para os alunos são inegáveis e a qualidade não é inferior à dos cursos presenciais.

Não estamos falando do futuro, falamos do presente. O tempo em que o estudo on-line era uma aposta já passou, ele já é uma realidade consolidada.


(1) National center for education statistics – U.S. Department of Education.